Lah entevista: o top stylist Luciano Bortolotti

16:07:00

  A entrevista de hoje é com Luciano Bortolotti, um dos stylists mais cotados da moda brasileira. Já assinou campanhas como da Levi's, Everlast, Havaianas, Dudalina e muitas outras. Já passou pela Cool Magazine, SPFW, Casa de Criadores, Minas Trend e Revista VIP.
 

 

  LAH: Para começar gostaria que contasse um pouco quando foi que você teve o primeiro contato com a moda e qual sua formação profissional?
  LUCIANO: Desde criança eu sempre gostei de roupas e sapatos, mas meu primeiro contato profissional foi quando comecei a trabalhar como vendedor na Fórum, em Brasília. Depois fui para Triton e comecei a fazer produção de moda para uma revista de lá e a programação visual de uma rede de lojas. E naquele tempo também fazia faculdade de publicidade e trabalhei como booker em uma agência de modelos. Num certo momento resolvi me mudar para São Paulo e comecei a trabalhar por aqui. Em 2012 concluí minha pós graduação em Fashion Marketing pelo Instituto Europeu de Design.


  LAH: Poderia me explicar  qual a diferença de ''Stylist'' do "personal stylist".
  LUCIANO: O trabalho de stylist inclui editar looks para editoriais, desfiles de moda e campanhas, criando uma imagem de moda. O personal Stylist é uma atividade do Stylist, só que focado em adequar as roupas às necessidades e ao biotipo das pessoas.



  LAH: Nem todo mundo que gosta de moda e quer viver de moda se dá bem, muitas vezes o motivo é falta de senso fashion. Existe alguma diretriz que as pessoas devam seguir para conseguir êxito? 
  LUCIANO: Eu acho que é super importante ser comprometido com o que se faz, para qualquer profissão! Moda é muito mais ralação do que glamour, você acorda cedo, não tem feriado, não tem horário para começar, nem para acabar.  Então, a diretriz principal e' estudar e trabalhar.


 
  LAH: Quais foram os seus principais trabalhos?
  LUCIANO: Assinei campanhas para a Jack Vartanian, Dudalina, Individual, Base, Everlast, Editorials para a Revista Vip, Cool Magazine, Versatille por exemplo.




  LAH: O que você acha do cenário da moda brasileira?
  LUCIANO: Acho que não estamos nos melhores momentos, e isso tem a ver com o momento do país, mas temos grandes designers como Alexandre Herchcovitch e Pedro Lourenço, reconhecidos internacionalmente por seus trabalhos autorais.



  LAH: Existe autonomia criativa na moda brasileira?
  LUCIANO: Existe sim, principalmente nos estilistas jovens que ainda não tem compromisso em faturar milhões e estão experimentando o que funciona para eles e para os seus clientes.Marcas muito grandes, em sua maioria, tem compromisso com números e também acho que o consumidor hoje tem preferido comprar fast-fashion, que como moda ainda é um assunto recente na nossa cultura. Acho que não damos tanta importância como os europeus.


  LAH: Hoje vivemos o momento das releituras das décadas passadas, você conhece algum estilista que fuja disso? Você acha que é possível criar algo absolutamente novo?
  LUCIANO: Estilistas como Rick Owens e Rei Kawakubo da Comme des Garçons tem um universo bem particular e conseguem nos apresentar novidades em seus desfiles. Mas principalmente o que eu acho mais interessante é quando as marcas conseguem apresentar, de uma forma nova, algo que já vimos.



  LAH: Qual a peça que não pode faltar no closet de um homem e quais itens você está sempre comprando?
  LUCIANO: Uma calça jeans sem lavagem é incrível como base para qualquer tipo de look masculino! Eu sou compulsivo por tênis! Nem sei mais, ao certo, quantos tenho e tem alguns que morro de ciúmes!







  LAH: Fale um pouco do seu blog e qual o seu grande diferencial.
  LUCIANO: Acho que o diferencial do meu blog é o foco em streetwear, o que mais amo na moda masculina e é a minha realidade.Não gosto de me vestir de maneira formal, só faço isso quando preciso. Procuro fazer uma curadoria de produtos e serviços que gosto e dou o caminho das pedras para todo mundo ter acesso. Gosto muito de pesquisar marcas novas de jovens estilistas que sejam criativos e compartilhar com meus leitores.





  LAH:Qual o principal erro fashion que as pessoas cometem com frequência?
  LUCIANO: Não prestar atenção no próprio corpo e no que funciona para elas.

  LAH: Estou sempre te acompanhando e vira e mexe você está usando ou postando alguma peça criada pelo Jeremy Scott da Moschino. Essa grife eu particularmente acho muito sua cara. Talvez ela seria realmente a sua preferida? E quais outras marcas que não podem faltar no seu closet?
  LUCIANO: Eu adoro o trabalho do Jeremy Scott, seja na coleção da Moschino, na Adidas Original ou na linha principal dele.Tive a oportunidade de conhecê-lo quando ele veio ao Brasil lançar uma coleção da Adidas Originals, desde então nos falamos com frequência e me encontro com ele quando vou aos EUA. É muito legal quando você consegue ter acesso a alguém que admira e influencia o seu trabalho! Eu tb adoro Adidas Originals, Levi's, Asics Tiger e Alexandre Herchcovitch.
Luciano com o estilista Jeremy Scott
  LAH: A próxima temporada do SPFW está chegando, você tem algum palpite do que será tendência na moda masculina?
  LUCIANO: Acho que vamos continuar com referências militares, muitos looks brancos, grafismos, modelagens amplas lindas do streetwear e muito jeans!


  LAH: Para encerrar queria agradecer pelo carinho que teve com o Blog da Lah Mariano e dizer que eu admiro e estou sempre acompanhando o seu trabalho. Queria que deixasse um recado para os meus seguidores. Fale o que quiser.
  LUCIANO: Dê sempre uma olhada nos armários dos seus irmãos, pais e namorados. Tem muitas peças legais que podem servir para criar looks incríveis!!! Mas para não arrumar confusão em casa é sempre bom pedir antes de pegar!!!Usem a moda para se divertir e se sentir bem, por que nada melhor para animar o dia do que receber um elogio por estar com um look legal!!!

  Recado do Luciano para vocês:



 Eu amo o trabalho e o lifestyle do Luciano e estou sempre acompanhando-o em todos os seus canais. Tenho certeza que vocês irão amar:

Blog: www.coolandtrendymen.com

Instagram: @coolandtrendymen e @lucianobortolotti

Facebook: www.facebook.com/coolandtrendymen


  Beijos!!!

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

@LAHMARIANOOFICIAL NO INSTAGRAM